DNA

Contextura é a marca sulbrasileira que alia moda com arte através da cultura da sustentabilidade.

Missão: Oferecer experiências sustentáveis: vestir (moda), apreciar (arte) e aprender/interagir (cursos, collabs e eventos).

Visão: Ser referência nacional e mundial de design autoral de moda sustentável primando pela inovação e bem-estar.

Valores: Criatividade, conhecimento, tecnologia
Ética, transparência, credibilidade

Valores ambientais: Utilizar matérias-primas e processos sustentáveis
Reduzir, reaproveitar, recuperar e reciclar
Fazer mais e melhor com menos

Valores Culturais: Fomentar a cultura da sustentabilidade
Promover a saúde e bem-estar
Pesquisar práticas sustentáveis através da arte e moda
Aprender se divertindo; fazendo e compreendendo

Valores Sociais: Trabalhar com transparência, responsabilidade e ética
Respeitar as pessoas e a diversidade

Valores Econômicos: Fair Trade
Ética de mercado

As peças são projetadas através de processos artísticos para que se estabeleçam novas relações no usar.

Tendo como base as texturas como inspiração e matéria-prima, todos os designs são originais, atemporais e oferecidos em edições limitadas.

A Contextura nasceu como uma empresa de investigação, na qual as duas sócias/designers, Anne e Evelise Anicet, que também são pesquisadoras, aplicam as teorias de moda sustentável na prática.

Dentre as estratégias sustentáveis mais utilizadas pela marca estão o zero waste e o upcycling. O zero waste é colocado em prática em modelagens inteligentes com resíduo zero e também com o reaproveitamento de resíduos da própria confecção com as colagens têxteis. O upcycling é desenvolvido através do reaproveitamento de resíduos têxteis da própria confecção com a colagem têxtil (ecofriendly) na criação de novas texturas táteis. As estampas por sublimação, que não gastam água ao longo do processo, são realizadas com a tinta Oeko-Tex, certificada internacionalmente em termos de sustentabilidade.

A matéria-prima principal são malhas inteligentes de poliamida biodegradável com controle de CO², secam rápido, além de proporcionarem conforto para os clientes. Além desta, trabalham com algodão orgânico e lãs geneticamente coloridas.

Os acessórios são realizados em parceria com comunidades de artesãs.

Quando não é mais possível reutilizar algum resíduo na confecção de produtos de moda, o mesmo é incorporado na arte através da colagem têxtil. Algumas destas obras já foram apresentadas na Art Venice Biennale 3, Boston Biennial 4 e 5, Galeria Contextura e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Atualmente, a Contextura está trabalhando o design para a circularidade, estendendo os ciclos de vidas dos produtos e matérias-primas, dando novos usos para os mesmos e fomentando a economia local.
Recentemente assinou o compromisso para acelerar a transição para um sistema de moda circular, sendo signatária do Global Fashion Agenda 2020. Em 2018 recebeu o Prêmio EcoEra, promovido pela Revista Vogue, Brasil.

 

DNA

Contextura is the southern Brazilian brand that combines fashion and art through the culture of sustainability.

Values: Creativity, knowledge, technology
Ethics, transparency, credibility

Environmental values: using raw materials and sustainable processes
Reduce, reuse, recover and recycle
Do more and better with less

Cultural Values: Fostering the culture of sustainability
Promote health and well-being
Research sustainable practices through art and fashion
Learning while having fun; doing and understanding

Social Values: Working with transparency, responsibility and ethics
Respect people and diversity

Economic Values: Fair Trade
Market Ethics

The pieces are designed through artistic processes to establish new relationships in use.

Based on textures as inspiration and raw material, all designs are original, timeless and offered in limited editions.

Contextura was born as a research company, in which the two partners / designers, Anne and Evelise Anicet, who are also researchers, apply sustainable fashion theories in practice.

Among the sustainable strategies most used by the brand are zero waste and upcycling. Zero waste is put into practice in intelligent modeling with zero waste and also by reusing the waste itself with textile collages. Upcycling is developed through the reuse of textile waste from the confection itself with the textile collage (ecofriendly) in the creation of new tactile textures. Sublimation prints, which do not waste water throughout the process, are made with internationally certified Oeko-Tex ink for sustainability.

The primary raw material is intelligent CO²-controlled biodegradable polyamide meshes that dry fast and provide comfort to customers. In addition, they work with organic cotton and genetically colored wool.

The accessories are made in partnership with artisan communities.

When it is no longer possible to reuse any waste in the manufacture of fashion products, it is incorporated into the art through textile collage. Some of these works have already been exhibited at Art Venice Biennale 3, Boston Biennial 4 and 5, Contextura Gallery and the Rio Grande do Sul Museum of Art (MARGS).

Contextura is currently working on circularity design, extending product and raw material life cycles, giving new uses to them and fostering the local economy.

Is a signatory to Global Fashion Agenda 2020. In 2018 received the EcoEra Award, sponsored by Vogue Magazine, Brazil. And held a fashion show in Brazil Eco Fashion Week 2019 with the Collection Lights.