2014 – Fashion Culture

A Contextura é uma marca que prima pela união da moda e da cultura. Com o intuito de envolver os clientes na conscientização da moda sustentável cria oportunidade de vivenciar a arte, sustentabilidade, design, cursos diversos, eventos culturas e experimentos científicos na área da moda. Durante os dias da Copa do Mundo, a Contextura foi selecionada para representar Porto Alegre no Fashion Culture Brazil – Projeto do Ministério da Cultura, cujo objetivo é divulgar a diversificação da cultura brasileira – privilegiando na capital gaúcha, a moda sustentável da marca.

Dentre as estratégias de moda sustentável, esta coleção fez uso do upcycling de fios excedentes de malharia retilínea e o substraction cutting. Alguns dos fios presentes na coleção são utilizados em tratamentos de superfícies das peças com colagens têxteis; outros, por sua vez, são reciclados e, posteriormente, inseridos na elaboração de rendas artesanais.

As peças desenvolvidas com o método substraction cutting (difundido por Julian Roberts) apresentam um método complexo na concepção de modelagens de produtos de moda diferenciados esteticamente no qual constitui-se em cortes e dobras variadas no tecido, resultando em novos volumes.